segunda-feira, 11 de maio de 2026

FUNESTA ILUSÃO

  

 Quando o coração  

ferido e cansado

navega nas águas turvas da desilusão

as estrelas choram

enquanto o amor se esvai

sem explicação.

 

Talvez sejamos tolos

acreditando em contos

onde o final feliz era certo

como um destino traçado.

 

Mas o amor é imprevisível

como o vento que sopra

e depois, aqui estamos

com o coração dilacerado.

 

Esperando que o tempo cure as feridas

que a esperança renasça

e um novo amor floresça

mais forte e verdadeiro.

 

E que as almas desavindas

cantem juntas

canções de desenganos

pois os corações partidos

ainda podem encontrar consolo

na voz da esperança.

 

Mário Margaride

25-07-2024


24 comentários:

  1. Há uma tristeza muito sentida neste poema, mas ao mesmo tempo também deixas espaço para a esperança, mesmo depois da desilusão. Gostei especialmente dessa ideia de que os corações partidos ainda podem encontrar consolo e voltar a acreditar. Ficou intenso e emotivo.

    Beijinho na alma,
    Daniela Silva | Alma Leve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amiga Daniela.
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos, e bom fim de semana!

      Excluir
  2. Amigo Mário, boa noite de paz!
    Você traduz, perfeitamente, a ilusão sendo bombardeada... e morta.
    Tenha dias abençoadas!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amiga Roselia!.
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos, e bom fim de semana!

      Excluir
  3. O fim do amor, o consolo do tempo e a esperança que nos renova, tudo conectado em seu poema. Ótima semana amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, minddoll.
      Muito obrigado, pela visita e gentil comentário.
      Abraço, e bom fim de semana!

      Excluir
  4. Querido Mario, hermoso poema.
    Los corazones rotos tardan en sanar pero cuando sanan están fortalecidos y listo para amar y ser amados.
    Que tengas un hermoso y feliz día.
    Besitos y te dejo todo mi cariño Poeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amiga Mathilde.
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos carinhosos, e bom fim de semana!

      Excluir
  5. Quando l’amore svanisce resta solo il rumore delle stelle che piangono.
    Ma nella crepa del cuore la speranza trova sempre un varco per rifiorire.
    Buona giornata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amiga Silvia.
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos, e bom fim de semana!

      Excluir
  6. Un poema muy profundo, sentimental y hermoso.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amiga Amalia.
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos, e bom fim de semana!

      Excluir
  7. Quem nunca sofreu um desgosto de amor?
    Vale a pena ter esperança.
    Tudo, pode acontecer!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, caro Fox.
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Abraço, e bom fim de semana!

      Excluir
  8. Ciao , tristezza e rammarico in questi tuoi versi.
    L'amore non è mai perfetto ha i suoi alti e bassi.
    Buona serata
    Rakel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amiga Rakel.
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos, e bom fim de semana!

      Excluir
  9. Bom dia:- Elogiável inspiração de um grande poeta.
    .
    Saudações poéticas
    .
    “” Feliz momento ““
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amigo Ricardo.
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Abraço, e bom fim de semana!

      Excluir
  10. Mario, tes mots portent une mélancolie douce et sincère, comme une nuit traversée d’étoiles fragiles. On sent la douleur, mais aussi cette lumière discrète de l’espoir qui continue de vivre entre les lignes. Ton poème touche le cœur avec simplicité et vérité.
    Avec toute mon admiration poétique
    Bisou
    Veronique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amiga Veronique.
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos carinhosos, e bom fim de semana!

      Excluir
  11. Sim o amor é imprevisível, lindo poema Mário abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amiga Lucimar.
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos, e bom fim de semana!

      Excluir
  12. Así es querido amigo. Lo bueno es que aunque creamos que ya no podras amar a nadie mas ,sin pensar viene un nuevo amor aun mas fuerte que el que has terminado. Y heres de nuevo feliz. Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga Josefa.
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      É sempre um prazer ter-te aqui no meu cantinho.
      Beijinho e bom fim de semana.

      Excluir

AMOR EM TODA A PLENITUDE

     Amor é chama que aquece o coração o olhar que fala sem precisar de voz a brisa suave em manhã de verão o laço invisível que une todos n...